Ultimas postagens da Fabrica da Moldura.


Emoldurando ao seu estilo

Todo mundo sabe que a Fábrica da Moldura oferece soluções completas em moldura, espelhos, porta-retratos, gravuras e quadros personalizados.
Os quadros e molduras na parede, tanto pendurados quanto apoiados em estantes, trazem personalidade ao ambiente e conforto pra você, que se sente num lugar que é de fato a sua cara.
Nada te impede de misturar os vários estilos de molduras: cheias de rococós, com aspecto envelhecido, redondas, coloridas, brancas, pretas, finas, grossas, lisas ou com detalhes. Mas na maioria dos casos, o “dono da parede” para e pensa: “O que eu quero passar? Que sou romântico? Moderno? Clássico? Vintage?” A partir da resposta você pode adequar as molduras ao tema e ter um resultado mais satisfatório.
O que emoldurar? Essa é outra resposta que depende bastante do tema que escolheu. Se você não quer seguir a linha temática, emoldure coisas pessoais, guardanapos, desenhos da infância, croquis, fotografias bonitas e de bom gosto, flores e folhas secas daquele dia especial e dependendo, suas fotos!
Antes de qualquer coisa, decida qual imagem vai em qual quadro. Para isso você precisa escolher as que melhor combinam com a moldura (observe a cartela de cores predominantes) e o propósito da imagem (uma imagem conceitual e clean, vai bem numa moldura grossa, lisa e branca por exemplo).
Pra montar tudo na parede, faça antes um esquema no chão com os quadros prontos e só depois fure com os pregos e pendure. Lembre-se que independente do tamanho, largura ou cor, você encontra todos os tipos de moldura aqui! Na Fábrica da Moldura.
Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

Quadros no teto?

Na sala de jantar, na parede atrás do sofá, ou da tv, na cabeceira da cama, na parede da cômoda do quarto do bebê, no corredor, um quadro ou vários quadros, faz(em) toda a diferença.  E você não precisa gastar fortunas com obras de arte, pode emoldurar uma gravura que ache legal, ou simplesmente pendurar a moldura  vazia mesmo, na parede.
Uma tendência para imóveis com pé direito alto são os quadros quase no teto, ou até mesmo no teto. Podem ser retratos (tendência mais forte) ou as próprias telas. Elas são utilizadas para compor o ambiente e no caso de bares e restaurantes podem dar um ar mais divertido e charmoso.
De vários tamanhos e formatos fica ai uma ideia para inspirar você a inovar na decoração do seu lar. Uma forma ousada e inusitada de expor as obras, que utilizam o teto como apoio.
Já imaginou fazer isso no corredor ou em um pedaço da sua sala?

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

Molduras provençais na decoração

O estilo provençal é originário do interior da França e nasceu da tentativa da população de imitar os móveis da nobreza. Como possuíam materiais mais baratos e técnicas artesanais, não conseguiam reproduzir exatamente o que existia nas casas mais ricas e tinham que improvisar no acabamento. Com o tempo, a mistura de cola e pigmento que usavam para cobrir as peças se desgastava e deixava a madeira aparente.
Transitando entre o rústico e o romântico, atualmente o estilo provençal é sinônimo de elegância.
Para deixar a decoração da sua casa um pouco mais clássica, as molduras provençais podem ser uma ótima opção de design.  Os diferentes formatos, tamanhos e cores deixam os ambientes mais delicados. A moldura pode dar cara nova a um espelho ou porta -retrato já usados e valorizar muito a decoração, os tons claros e suaves dão ar de antigo e moderno ao mesmo tempo.
Não perca tempo e venha conhecer o trabalho da Fábrica da Moldura. Do clássico ao moderno, tudo você encontra aqui.
Publicado em decoração | Com a tag , , | Deixar um comentário

Decore seu casamento com molduras

Uma ideia simples e com grande impacto que têm conquistado cada vez mais adeptos, é a utilização de molduras na decoração de casamento, seja como elemento da decoração, seja nas mesas dos convidados, no hall de entrada ou lounge. Com ampla variedade de formas e modelos, as molduras atendem diversos gostos e estilos, portanto não faltarão opções para agradar os noivos!

Além de se tratar de uma ideia super original, as molduras ainda podem ser personalizadas, o que pode reduzir relativamente as despesas com a decoração. Os noivos podem optar por aquelas que estejam dentro de seus orçamentos e após a festa elas podem ser reaproveitadas na decoração da própria casa ou ainda serem dadas como presente a alguns familiares, padrinhos ou convidados.

Elas ficam  especialmente lindas em cerimônias mais intimas e trazem um aconchego a mais ao ambiente, criando uma decoração singela e autêntica, que surpreenderá todos os convidados. Podendo ser  utilizadas como um simples elemento de decoração, ou em outras funções,  como a de contar a história dos noivos,  auxiliar os convidados a se localizarem na festa (como placas de direcionamento “Hall de entrada”, “Salão de festas”, etc),  apresentar o menu ou ficar no cantinho dos recados.

Outra ideia legal, é utilizar arranjos de flores para decorar as molduras, que poderão servir como um painel para as fotografias. Uma forma criativa e divertida de eternizar esta data tão importante. Seja em um casamento ao ar livre ou em um salão, as molduras podem ser distribuídas por todo o espaço.  Deixe sua criatividade fluir e se delicie com as inúmeras formas de se trabalhar com as molduras.

Na Fábrica da Moldura você encontra soluções para concretizar seus projetos em quadros e molduras. Faça-nos uma visita!

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

Letras na decoração

As letras decorativas viraram tendência e podem ser usadas nas mais diversas situações. Sempre divertidas ficam lindas em qualquer ambiente, seja na sala, cozinha, no seu home office, quarto de bebê e até mesmo no banheiro, sem falar que atualmente estão fazendo grande sucesso nos ensaios entre noivos e na decoração de casamentos e aniversários, pois dão um ar de modernidade e sofisticação.

Individuais, palavras, juntando iniciais, formando frases bem humorados, o fato é que as letras ficam muito charmosas e no ensaio de casais torna a sessão muito mais romântica e criativa.

Sem falar que ela também é uma ótima opção de presente!

Você pode presentear um amigo com o nome dele e para o namorado a sugestão é presentear com o nome do esporte que ela mais gosta, ou do time do coração, por exemplo.


Publicado em arte, decoração, dicas | Deixar um comentário

A arte da: Gravura

Gravura é a arte resultante de um processo de impressão artesanal, a sua tiragem é limitada e todas as peças são assinadas pelo autor. Existem vários tipos de impressão e diferentes matrizes. Para fazer a matriz o artista trabalha sobre uma superfície de madeira, pedra ou metal, que recebe as tintas e faz as impressões.

A impressão pode ser em horizonte, ou seja, o sulco vai receber a tinta e aparece como positivo no trabalho final. Já em relevo, a superfície em alto relevo é que recebe a tinta e o sulco aparece em negativo (sem a presença da tinta). Completada a tiragem, a matriz não poderá ser reutilizada e cada gravura receberá uma marcação com o número da cópia e o do total de impressões. Por exemplo: 5/100 é quinta cópia de 100 impressões feitas. A gravura é então, um múltiplo da obra original, assinada uma a uma pelo artista, não podendo ser confundida com um poster, onde a impressão é meramente gráfica e de tiragem ilimitada.

O Brasil conhece uma série de artistas, de distintas gerações, que têm seus nomes associados diretamente à gravura, como Oswaldo Goeldi (1895-1961), Lívio Abramo (1903-1992), Marcelo Grassmann (1925), Evandro Carlos Jardim (1935), Carlos Oswald (1882-1971), entre outros. Lasar Segall (1891-1957), responsável por uma obra ampla e variada, possui significativa produção no campo da gravura.

TÉCNICAS

Serigrafia: a matriz é feita em uma tela especial, que é esticada em um bastidor. Sobre a tela são colocadas máscaras com cada cor da obra. As máscaras recebem a tinta, que é espalhada por um rodo para fixar a imagem no papel.

1413 297x300 A arte da: Gravura

Serigrafia

Xilogravura: a matriz é uma superfície de madeira com a obra esculpida pelo artista. Sobre o relevo, aplica-se uma tinta especial que passa pela prensa com o papel.

800px Ejiri in the Suruga province 300x204 A arte da: Gravura

Xilogravura

Litogravura: a matriz dessa técnica é uma pedra calcária tratada com solução ácida para desengordurá-la. A imagem é gravada com lápis ou tinta gordurosa. A repulsa entre a tinta e a gordura caracteriza a impressão.

800px Kulm 300x225 A arte da: Gravura

Litogravura

Metal: desenha-se sobre uma chapa de metal envernizada com uma ponta seca (pincel sem tinta). Então, leva-se a peça para um banho de ácido e aplica-se uma camada de tinta que irá fixar-se apenas onde foi feito o desenho.

Duerer   Ritter Tod und Teufel Der Reuther 235x300 A arte da: Gravura

Gravura em metal

Digital: giclée ou digigrafia,  como o próprio nome diz é a obra do artista elaborada a partir de um arquivo digital e impresso a laser.

3445892236 39a996b236 z 300x242 A arte da: Gravura

Gravura Digital

Publicado em arte | Deixar um comentário

Arte em cortiça

A cortiça é um material de origem vegetal, extraída da casca do sobreiro. A primeira extração do material só pode ser feita quando a árvore atingir cerca de 25 ou 30 anos.

Portugal, com uma área de 730 mil hectares é responsável por mais de 50% da produção mundial de cortiça.

Apesar de ser um produto nobre, o custo da cortiça é bem acessível e hoje em dia o material está sendo utilizado para diversas finalidades, dentre elas a decoração.

Um simples objeto pode ser transformado em painéis belíssimos, quadros, suportes e porta-retratos que somados ao vidro, ou não, apresentam um resultado final excelente.

O artista americano Scott Gundersen, reaproveita rolhas de diversas formas e tonalidades para fazer verdadeiras obras de arte, no retrato abaixo ele utilizou  9217 rolhas recicladas!!!

Scott Gundersen2 201x300 Arte em cortiça

Publicado em arte, decoração | Deixar um comentário

Você sabe como escolher moldura?

Os modelos de moldura podem ser classificados em duas categorias: clássico e moderno.

O primeiro grupo apresenta sinais de um trabalho artístico, sendo as peças normalmente encontradas nas cores dourado e prateado. Já a moldura moderna exibe características do estilo contemporâneo, com um aspecto liso e design simplificado.

Sempre procure combinar o desenho da moldura com o tema da obra escolhida, ou seja, para obras mais simples e com temas mais leves, o ideal é utilizar molduras retas e pequenas. Já para obras com temas mais marcantes ou mais complexas, pode-se utilizar molduras mais trabalhadas e espessas, de acordo com o visual que se deseja criar.

molduras de quadros para fotos 1 252x300 Você sabe como escolher moldura?

Caso a tela possua pinturas ou texturas em cores quentes, como o amarelo, vermelho e o marrom, o ideal é utilizar molduras com tons semelhantes para não criar um contraste muito grande e possíveis conflitos de cor. O mesmo vale para obras que possuam tons mais frios como o branco, o azul e o verde. Nesse caso, também é possível usar molduras em cores como o prata ou similares. Dessa forma evita-se chamar a atenção para a moldura, tornando-a mais neutra.

0002634 300x294 Você sabe como escolher moldura?

Para realçar o efeito de perspectiva de uma obra, dê sempre preferência a molduras com uma forma côncava, ou seja, com o meio menos elevado que as bordas. Já para obras sem perspectiva, procure utilizar molduras convexas (com o centro mais elevado que as bordas). Dessa maneira é possível distanciar o quadro em relação à parede, dando maior destaque a obra.

MOLDURAS 2 300x250 Você sabe como escolher moldura?

As cores do passepartout (o papel que separa a obra da moldura) também podem interferir na sensação de perspectiva da obra. O uso de cores marcantes ajuda a realçar essa sensação. Já as cores mais neutras como o preto, o cinza e o branco (clássico) podem reduzir ou mesmo não interferir na perspectiva da obra.

marinha quadro oleo sobre tela com moldura dourada 13829 MLB3691811454 012013 F 300x227 Você sabe como escolher moldura?

Caso seja necessário o uso de vidro para proteger a obra, lembre-se de utilizar vidros com tratamento antirreflexo. Dessa forma, evita-se que o quadro se transforme em um verdadeiro espelho, o que compromete a imagem e faz com que o observador não consiga visualizar todos os detalhes.

quadro aquarela com moldura e vidro 9555117140 14659 MLB201236565 1545 F 300x225 Você sabe como escolher moldura?

Pronto! Agora você já pode escolher sua moldura. Caso ainda tenha dúvidas, a gente te ajuda!

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

Buquê de noiva na decoração

Casar é o momento mágico para toda mulher. Pensar cada detalhe, escolher o vestido, a decoração, o cardápio da festa, faz parte de um processo que pode durar meses, quem sabe até anos, porém, todo estresse é esquecido ao passo em que a cerimômia se realiza e tudo sai conforme o planejado.

Para eternizar este belo momento, além das fotos e filmagens, boa parte das noivas vem adotando um método diferente e especial para manter intacto um dos símbolos do matrimômio, o buquê.

Desidratar o buquê e emoldurá-lo é uma ótima maneira de guardar uma recordação daquele dia único e ainda torná-lo um ítem de decoração para sua casa, sendo assim, a Fábrica da Moldura que tem como lema enquadrar momentos mágicos da vida, para que eles permaneçam sempre à vista te ajuda com esta questão.

Atenção noivas!!! Fica aqui algumas ideias:

16821 1334567882 4f8be3ca8d122 300x250  Buquê de noiva na decoração16821 1334567881 4f8be3c96382d 300x250  Buquê de noiva na decoração16821 1334567879 4f8be3c7b011e 300x250  Buquê de noiva na decoração16821 1334567882 4f8be3ca0ce35 300x250  Buquê de noiva na decoração16821 1334567880 4f8be3c824011 300x250  Buquê de noiva na decoração

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

Romero Britto: artista em destaque na Fábrica da Moldura

Você certamente já ouviu falar de Romero Britto.

O artista pernambucano faturou mais de US$ 80 milhões só em 2012, segundo dados da Folha de S.Paulo. O seu trabalho é inconfundível, com cores e formas geométricas representativas, que estão presentes em quadros, poltronas, roupas, malas, canetas, chaveiros e diversos outros produtos.

Ele começou a pintar aos oito anos de idade, mas só aos 18 decidiu investir na carreira. Romero Britto até estudou direito, mas não chegou a exercer a profissão. Hoje já são 32 anos dedicado a arte.

Romero Britto tem obras espalhadas por todo o mundo, na casa de anônimos e de celebridades, inclusive foi nomeado embaixador das artes do estado da Flórida pelo ex-governador Jeb Bush, irmão de George W. Bush.

Foi nomeado também como o Embaixador da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, provando que o esporte caminha junto com a cultura.

Visite a Fábrica da Moldura e adquira a sua peça, e ainda personalize com a moldura que mais combina. São mais de 500 opções para você escolher!

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário